segunda-feira, 25 de março de 2013

Carta nº1


            O conselho que me deram foi esse: Ame-o, mas deixe-o em paz. Pelo menos até eu mesma ficar em paz. Será que conseguirei? Depois disso, nada mais importará. Outro conselho que me deram foi para esquecer. Me disseram que se você me vier a memória, eu só devo lembrar da ignorância e da forma como me tratou na nossa trajetória final. Agora, me explique como esquecer que um dia, eu meio que (sem saber como) me via perdida no fundo de um par de olhos castanhos, esquecer do perfume em minhas mãos,
das ligações intermináveis que invadiam a madrugada e me faziam perder o sono. Sim. E quando conseguíamos desligar, não sabia se era sonho ou se era real (Quão clichê isso pode soar. Talvez o amor seja um clichê). Será possível que um dia eu esqueça como você me fazia rir com a menor das besteiras? Não. Não eram apenas besteiras. Eram nossas besteiras. Faziam todo sentido para nós. Me faziam feliz, me faziam sorrir e, mesmo sem querer, mesmo me odiando por isso, só com as mais vagas lembranças, ainda me fazem rir. Sinto que seja a única coisa que ainda faz sentido entre nós ou pelo menos uma das últimas sobreviventes.
         
          "Deixar em paz." 

          Talvez essa seja a minha forma de deixa-lo em paz. Escrever aqui. Mais como um desabafo, do que como realmente um simples texto. Aqui eu posso escrever quantas cartas eu quiser para um remetente desconhecido. Cartas que eu mando, mesmo sabendo que talvez aquele par de olhos nunca chegue a vê-las. Aqui eu posso falar o que eu tanto tentei, de várias maneiras diferentes, te dizer. Como se antes minha vida dependesse disso. Hoje eu me contento (não muito contente, na realidade) em escrever aqui, mas na esperança de que você leia sim e que saiba, que por trás de cada minuto de "paz", de silêncio que te ofereci, tinha um zilhão de coisas que eu gostaria que fosse do seu conhecimento. Eu também quero paz. Como diria Camelo: "Eu quero paz / Quero dançar com outro par / pra variar, amor".


Letícia Medeiros
 

Um comentário: